Projeto Contando e Recontando!

O projeto de leitura “Contado e Recontando” valoriza a contação dos Clássicos Infantis e Contos da Tradição Oral. Os alunos da 5ª EF experimentaram a magia dos contos infantis e têm aprendido novas histórias que são contadas e recontadas em diversos momentos. Um deles foi apresentado no Lar dos Idosos de Araricá. Eles estão afiados... teve até música !!!

No lar dos idosos os nossos alunos conheceram uma pessoa muito especial, o Seu João. Que interessante !!! Os alunos levaram histórias e retornaram com outra: a história do Seu João. Vamos conferir...


História do João

Olhando o seu teclado, João Knorst conta o seu passado. Nasceu dia 17 de Agosto de 1917 e está com 93 anos de idade.

O nosso querido Seu João estudou por apenas 4 anos com um Professor Alemão - naquela época era muito difícil estudar porque as escolas não ficavam perto de casa. Casou-se com 20 anos, em 1937, com uma linda moça chamada Emília e teve 5 filhos: três meninos e duas meninas.

Ele adorava tocar gaita, mas com a idade também chegou a cegueira e foi aí que ele se apaixonou por outro instrumento. Em 1992, sem enxergar, aprendeu sozinho a tocar teclado.

Hoje ele fica muito feliz em tocar para todos que fazem uma visitinha no Lar. Ele conquistou nossos corações com a sua música.

Texto produzido pela aluna Milena Hüther



A longa vida de Seu João

Era uma vez um senhor muito humilde e gentil. Sim, é o Seu João Knorst, uma pessoa que sempre gostou de tocar gaita... um verdadeiro gaiteiro.

Ele nasceu em Taquara, no dia 17 de Agosto de 1917. Nossa!!! Ele nasceu antes da 2ª Guerra Mundial !!!

Estudou somente 4 anos com um Professor Alemão. Seu João casou em 1937, ele estava com apenas 20 anos. O nome da sua esposa era Emília e os dois tiveram 5 filhos, infelizmente a esposa e 3 filhos já faleceram.

Ele sempre gostou da música, mas depois que perdeu a visão ficou muito difícil continuar tocando gaita, foi então que não desistiu da sua vocação e começou a tocar outro instrumento. Sim...mesmo cego, Seu João aprendeu a tocar teclado e ele faz isso muito bem.

Se fosse para dar nota para o Seu João eu daria 1.000.000.0000.000...


Texto produzido pela aluna Magali Tainara do Nascimento

Entrou por uma porta

Saiu pela outra

Quem quiser que conte outra...